Overblog Suivre ce blog
Editer l'article Administration Créer mon blog
Bioécologie

O pantanal

24 Janvier 2014,

Publié par Bioécologie

O pantanal

Autor - Departamento Ecologia, Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo :

"Uma imensa planície de inundação, contida entre sistemas de serras e chapadas não muito elevadas e cortada por inúmeros rios da Bacia do Paraguai.

As chuvas periódicas provocam o transbordamento dos rios e lagoas e são respon­sáveis pela modificação constante da paisagem. Durante a cheia, o Pantanal se torna um enorme alagado, pontilhado de capões de mato, que crescem em pequenas elevações e servem de refúgio a muitos animais. Na época da seca, a água se restringe aos leitos dos rios, corixos, lagoas e banhados localizados nas depres­sões ligeiramente mais acentuadas da planície.

As condições especiais da região permitem que uma vegetação rica e variada, per­feitamente adaptada ao clima e solo, proporcione ambiente favorável a uma fauna exuberante. Lado a lado, na planície, vêem-se campos limpos, campos cerrados, capões de mato, matas ciliares, e, nas eleva­ções pedregosas e encostas de serra, vegetação de caatinga. Em todas essas formações podem ser vistos inú­meros animais, vivendo isolados ou em bandos, numa das mais expressivas concentrações de fauna do planeta."

Clique neste link

"Le Pantanal est une écorégion d'Amérique du Sud appartenant au biome des prairies et savanes inondables. C'est la plus grande zone humide de la planète, une énorme plaine, avec des cours d'eau coulant doucement durant la saison humide en de nombreux méandres, et submergeant plus de 80 % du territoire, noyé sous les eaux pendant quatre mois par an. Il possède la plus riche collection au monde de plantes aquatiques."

Source Wikipédia

Commenter cet article